Campanha voto não tem preço, tem consequência

Resina

História:
Resina origem na década de 1890, quando foi edificada uma fazenda desmembrada da fazenda Caldeirão, propriedade de um neto de José Ferreira de carvalho, fundador de Araci em 1812. O herdeiro foi José Ferreira Lima (vulgo, Zé do castelo) que recebeu a fazenda Resina com 90 tarefas de terra toda em caatingada em complemento à fazenda Castelo, onde morava.
Na mesma década, a referida fazenda ganhou o nome de Resina em consequencia da passagem frequente de uma mulher chamada RESINA que vinha das serras da fazenda laranjeira com destino à fazenda poço do capim e passava por uma trilha na divisa da fazenda resina e tinha por costume descansar nas sombras de um umbuzeiro que ficou conhecido por umbuzeiro da Resina, por está dentro da fazenda de José Ferreira Lima.
Mesmo sem ter trabalhado na fazenda, Zé do castelo deu em herança as 90 tarefas para três de seus oito filhos: Francisco xavier de lima, 45 tarefas; Antônio Ferreira Lima, 35 tarefas; e, Manuel Ferreira Lima, 10 tarefas.
Francisco Xavier é o fundador da fazenda Resina por ter dado inicio em 1926 o desmatamento de parte da caatinga para abrir roças para o cultivo do feijão, milho, sisal, mandioca, fumo, etc.. Onde abril o caminho para o desenvolvimento da fazenda com lavoura, escavação de reservatório de agua e criação de gado, ovelha e outros animais.
Ele deu suporte a fazenda onde trabalhou com os filhos apartir de 1934, ensinando o caminho para a povoação da fazenda que não tinha casa.
Em março de 1948, Silênio Ferreira de Lima iniciou a construção da primeira casa da Resina. Os primeiros moradores chegaram no dia 10 de dezembro de 1948, Silênio Ferreira de Lima e Jesselinda Oliveira Lima, dois dias após o casamento nos festejos de 08 de dezembro da padroeira de Araci, Nossa senhora da Conceição.


Localização:
Resina está localizado a 9 km da sede do municipio de Araci, nas proximidades da Ba 405 no trecho Araci à santa luz, e proximo ao açude Poço Grande .


Povoados próximos:
Os povoados vizinhos são: Povoado de Caldeirão, Pau de Rato, Rufino, Lagoa Nova, Tocaia, inchu do rufino e Queimada do Borge.
Fonte: Blog de Resina

1 comentários:

Arôvel Lima de Oliveira disse...

Muito boa, essa divlgação.
O futuro é o início das realizações!

Siga-nos nas Redes Sociais