Campanha voto não tem preço, tem consequência

História

Histórico
O município originou-se em 1812, na fazenda do Capitão José Ferreira de Carvalho, com a denominação de Raso. Algum tempo depois de decorrido o estabelecimento do Capitão José Ferreira, e tendo a fazenda um desenvolvimento satisfatório, uma enorme estiagem assolou toda a região. Por um longo período houve falta de chuvas, o que forçou os residentes daquela região a migrarem, com seus criatórios, para Serrinha.

Quando foi notificado das primeiras chuvas naquela região, retornou o Capitão José Ferreira e sua família para sua propriedade. Perto de sua residência, construiu então três tanques: Fontinha, ao sul de sua casa, Tanque Novo e o Tanque da Nação, conhecido naquela época como Lameiro do Raso.

No período que a cidade começou a se desenvolver, cogitaram a construção de sua igreja. Na época do inicio da construção da matriz no local, existiam apenas 30 casas.

Na época, foi oferecido auxílio por parte do então Imperador Dom Pedro II para a construção da igreja no Raso, mas foi recusado por José Ferreira, alegando que para melhor servir a Deus, a obra seria concluída sem auxílio de particulares.

Com a afluência dos moradores, desenvolveram-se as atividades agropecuárias e comerciais.

Formação Administrativa
A capela foi em 12 de abril de 1877 elevada à freguesia, pela lei provincial nº 1720, e o Pe. Alexandre foi o primeiro a se instalar na mesma.

O município com a denominação de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Raso, foi elevado à condição de Vila e teve suas terras desmembradas do município de Tucano em 13 de dezembro de 1890, mas continuou a fazer parte da Comarca de Serrinha.

A Vila do Raso então teve como seu primeiro intendente o Pe. Julio Fiorentini e como Secretário da Intendencia foi nomeado o Tenente Amerino de Oliveira Lima, o qual lavrou a ata de instalação do Município do Raso.

Em 1904, mudou o nome para Araci através da Lei Estadual nº 575, de 21 de Novembro.
Na divisão administrativa em 1911, figurou com 3 distritos: Araci (sede), Sítio Novo e Pedra Alta.

O Município foi extinto e anexado ao município de Serrinha, em 8 de julho de 1931, tendo sido criada uma subprefeitura. Já na divisão administrativa de 1933, Araci figurou como distrito de Tucano, voltando a ser distrito de Serrinha em 1938.

Em 14 de novembro de 1956, foi desmembrado de Serrinha pela Lei Estadual nº 863, quando foi criado um só município, o da sede, situação em que permanece.

Fonte: IBGE; Centro de Estatística e Informações (BA)

Autor do Histórico: ADERIVALDO LIMA DA SILVA

Nome
O topônimo, originário dos vocábulos tupis ara = dia; cy = a mãe, significa "a mãe do dia".
Gentílico: araciense.
Alteração toponímica distrital
Raso para Araci, alterado pela lei estadual nº 575, de 21-09-1904

0 comentários:

Siga-nos nas Redes Sociais