Campanha voto não tem preço, tem consequência

Dados Gerais

Principal
Nome: Araci
Aniversário: 14 de Novembro de 1956
Fundação: 1812
Gentílico: araciense
Prefeito(a): Maria Edneide Torres Silva Pinho (Nenca)
Unidade federativa: Bahia
Mesorregião: Nordeste Baiano IBGE/2008
Microrregião: Serrinha IBGE/2008
Região metropolitana: Sisaleira
Municípios limítrofes: Teofilândia, Conceição do Coité, Tucano, Santaluz, Cansanção, Barrocas, Nova Soure, Biritinga, Quijingue
Distância até a capital: 211 quilômetros
Código de área: 0xx75-266



Características Geográficas:
Área: 1.576,3 km²
População: 54.713 hab. est. IBGE/2009
Densidade: 32,3 hab./km²
Altitude: 212 metros
Clima: árido ARD.
Fuso horário: UTC-3


Indicadores:
IDH: 0,557 médio PNUD/2000
PIB: R$ 127.187 mil IBGE/2007
PIB per capita: R$ 2.450,00 IBGE/2007


Localização
O Município de Arací está localizado na região de planejamento Nordeste do Estado da Bahia, limitando-se a leste com o Município de Tucano, a sul com Biritinga, Teofilândia e Serrinha, a oeste com Conceição do Coité e Santaluz e a norte com Cansanção e Quijingue. A área municipal é de 1.576,3 km². Os limites do município podem ser observados no Mapa do Sistema de Transporte do Estado da Bahia na escala 1:1.500.000 (DERBA, julho/2000). A sede municipal tem altitude de 212 metros e coordenadas geográficas 11°20’00” de latitude sul e 38°57’00” de longitude oeste. O acesso, a partir de Salvador, é efetuado pelas rodovias pavimentadas BR-324 e BR-116, num percurso total de 211 km (Figura 2).


Aspectos Socioeconômicos
O município tem infra-estrutura de serviços satisfatória, contando com três agências
bancárias, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco ASCOOB/COOPERAR, casa lotérica que funciona como posto bancário da Caixa Econômica Federal e terminal de auto-atendimento do Banco Bradesco, uma agência dos Correios e algumas pousadas. Existem também empresas de transporte rodoviário interurbano, campo de pouso em cascalho, com 2 km de extensão, estação repetidora de televisão e terminais telefônicos com acesso DDD, DDI e celular. A energia elétrica é distribuída pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA, sendo o consumo no município de 69.017 mwh assim distribuídos: 5.639 residenciais; 33 industriais; 401 comerciais; 202 serviços e poderes públicos e 45 rurais.
O município desenvolveu também um forte comercio popular, feiras livres nas: quintas e segundas-feiras, com destaque para a feira de segunda que se alastra por quase toda região central, em alguns pontos estendendo-se por ruas mais afastadas. Podendo ser encontrado nestas feiras de conveniências até aparelhos domésticos, roupas, tecidos em gerais, calçados, artesanatos, hortaliças, legumes e demais gamas de produtos agrícolas produzidos na região, ainda animais domésticos e de carga para venda livre e até uma feira popularmente chamada de feira do rolo, atraindo gente de cidades vizinhas e de regiões mais distantes.
O abastecimento de água da sede é feito pela EMBASA, enquanto vilas e povoados são
abastecidos pela Prefeitura, que têm água de poços como principal fonte de captação. O sistema de abastecimento atende a 3.257 domicílios com rede geral, 1.169 com poços ou nascentes e 5.945 de outras formas.
Economia
As receitas municipais provêem basicamente do setor agrícola, da pecuária, avicultura e da indústria.
Na agricultura destaca-se a larga produção de mandioca.
Na pecuária os maiores rebanhos são de bovinos, suínos, caprinos e ovinos.
Na avicultura destaca-se a produção de galináceos.
No setor de bens minerais é produtor de ouro.
O município possui também 33 indústrias e 401 casas comerciais, que vêm apresentando, um crescimento no que se refere ao número de estabelecimentos e pessoas empregadas.
Educação
O sistema educacional dispõe de 287 estabelecimentos de ensino, sendo 132 de educação infantil, com 2.529 matrículas, 151 de educação fundamental com 19.218 matrículas e 4 de educação média, com 1.096 alunos matriculados. A taxa total de alfabetização da população em 2000 era de 57,80%.
Saúde
Na área da saúde, a população dispõe de dois hospitais com 63 leitos e 10 unidades ambulatoriais.

Aspectos Fisiográficos
O município está inserido no “Polígono das Secas”, apresentando clima do tipo
megatérmico semi-árido, com temperatura média anual de 24.4ºC, precipitação pluviométrica média no ano de 657 mm e período chuvoso de março a maio. O relevo, esculpido em rochas meta-ígneas e metassedimentares do Greenstone Belt do Rio Itapicuru e em rochas sedimentares da bacia do Tucano, corresponde a pediplanos, serras, morros, tabuleiros, cuestas e vales cortados por rios como o Rio da Roda, também conhecido como Rio Poço Grande e o Rio do Peixe que integram a bacia hidrográfica do Itapicuru. Os solos são dos tipos planossolo solódico eutrófico, neossolo e vertissolo sustentam a vegetação nativa caracterizada por caatinga arbórea aberta sem e com palmeiras, contato cerrado-caatinga e cerrado arbóreo aberto sem floresta-de-galeria. Parte da vegetação nativa foi substituída por pastos e culturas cíclicas.

Recursos Hídricos
A rede de drenagem do município é considerada densa, mostrando um padrão dendrítico, como resultando de seu modelamento sobre rochas granito-gnáissicas e metassedimentares. É caracterizada por rios temporários, tendo como representantes principais os riachos do Saco, da Praia, Cruz do Menino, Cansanção, do Tigre, do Cipó, Poço Grande, Baixa da Minação, Terra Nova, da Laje e da Jurema.
Apresenta regime fluvial perene, ocorre ao norte o rio Itapicuru, em cuja bacia hidrográfica está inserido o município.
As características geológicas são favoráveis, em maior proporção, à acumulação de água em reservatórios superficiais (açudes, barreiros, etc.), por causa do baixo grau de infiltração das rochas do embasamento.

Mapa:

11°20’00” latitude sul
38°57’00” de longitude oeste
Altitude de 212 metros

Siga-nos nas Redes Sociais